quinta-feira, 22 de março de 2012

Reunião Democom

Não é de hoje que nós, da Enecos, compreendemos a comunicação como direito humano. E também não é de hoje que sabemos que as comunicações constituem-se como espaços de disputa de poder. Afinal, é por meio da grande mídia que realidades são construídas e desconstruídas, seja por imagens, sons e/ou palavras.

Cada vez mais restrita a poucas mãos (no Brasil, por exemplo, existem atualmente 41 grupos de comunicação de abrangência nacional, controladores de 551 veículos), a grande mídia impede o avanço da consciência de classe de trabalhadores, minando-os com valores burgueses e preconceitos que acabam os jogando uns contra os outros. É com grande facilidade, por exemplo, que lutas contra aumento da passagem, ocupações de reitoria e greves são criminalizadas pela mídia. Mas é com mais facilidade ainda que essa criminalização é reproduzida por trabalhadores e trabalhadoras que sofrem igualmente a opressão diária imposta pelos governos e pelo sistema. 
 
É nesse sentido, então, o papel que cumpre a mídia burguesa hoje: a manutenção do sistema capitalista. E é justamente por isso que lutamos por sua democratização. Enquanto não houver uma real democratização das comunicações é praticamente impossível se ter discussões reais sobre outros temas da luta de classes.

E a Enecos com isso?
Eis o grande problema: como tornar a comunicação mais democrática?  As respostas nem de longe estão dadas para esta que pergunta que deve permear os espaços da nossa Executiva. Este ano, durante o Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos 2012), a Enecos definiu como prioritário o eixo de Democratização da Comunicação. E é por isso, que o GET de Democom faz um chamado a tod@s @s militantes da Enecos para que venham construir o GET, fortalecê-lo e ampliá-lo. Temos muitos desafios esse ano e, para que possamos enfrentá-los devemos ter políticas acertadas.


Data da Reunião : Quinta-feira (22/03), às 22h.
As reuniões do acontecem no chat do MSN. Para participar, é só adicionar: group1262087@groupsim.com

Ações tiradas no Cobrecos Fortaleza
- Participação no ENDC
- Realização de um seminário para a construção do Enecom
- Elaboração de uma cartilha sobre meios universitários
- Semanas Democom
- Curso de Formação Política em Comunicação (CFPCom)

Pautas para reunião
- Repasse do ENDC
- Calendário de Reuniões


Enecos

"Vamos que Voamos" - Gestão 2012 Cacos/Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário