sábado, 31 de março de 2012

Convocação para Manifestação. O Hucam não Pode Parar


A algum tempo  a situação do Hospital Universitário da UFES não tem sido boa. O HUCAM sofre com a falta de funcionários (que não podem ser contratados), uma vez que já funcionava com déficit de 50%  dos profissionais necessários. Os atuais funcionários (parte concursados e parte terceirizado) já sofriam se desdobrando e se dividindo em vários para poder atender a população.

A FAHUCAM (Fundação de apoio ao HU) tinha um convênio com a Prefeitura de Vitória, onde recebia uma verba e com essa verba contratava terceirizados, porém, esse convênio acabou, e  as coisas estão se agravando muito mais. Dos 300 leitos equipados, aproximadamente só 150 funcionavam, por causa da falta de recursos humanos. Hoje (30/03), mais leitos foram fechados, os médicos residentes as 18h pararam  devido a falta de condições humanas para o trabalho, e a partir de um anúncio claro do Diretor Superintendente do HUCAM, o mesmo fechará as portas na Terça feira (03/04). Não podemos deixar o HUCAM fechar! por isso, nós estudantes da Saúde da dada Universidade, na segunda feira (02/04)  iremos  para as ruas  de BRANCO ampliando o convite para todos estudantes  e SOCIEDADE CIVIL EM GERAL,  para um ato que partirá as 17h do CCS (Maruipe) rumo ao Campus Central em Goiabeiras para a  Posse do Reitor, que será  as 20h no Teatro Universitário. O Objetivo da manifestação é pressionar para que na Terça (Reunião Extraordinária do Conselho Universitário) seja aprovada a contratação imediata de 73 funcionários como medida claramente paliativa para que o HU não feche na TERÇA FEIRA. A presença de todxs será importante para essa  causa.

A população será quem mais vai sofrer, pois muitos dependem exclusivamente dos serviços prestados no Hospital!


A causa é da população que ficará desamparada, dos estudantes que ficarão prejudicados nos estágios, projetos de extensão, (e quiça no fechamento do curso de Medicina, pois não terão espaço para o internato e nem para a residencia), e de toda a comunidade universitária, que sofrerá muito. O HUCAM deve ser de todos. Precisamos mostrar que a saúde não é brincadeira, e que vidas dependem disso!


Sophia Rosa Benedito
Centro Acadêmico Livre de Nutrição - Gestão 2011/2012 '' Não se acomodar com o que incomoda''
Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição
Diretora de SAÚDE - DCE UFES
Coletivo Nacional Levante!





"Vamos que Voamos" - Gestão 2012 Cacos/Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário