quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estudantes discutem o Genocídio da Juventude Negra e Religiões de Matriz Africana em pré-encontro para o Enecom Salvador


Apesar do dia chuvoso, no último sábado, 16, estudantes, militantes e comunidade reuniram-se na sala 13, do Cemuni I, na Ufes, para discutir sobre o Genocídio da Juventude Negra e Religiões de Matriz Africana. Para facilitar o debate, a mesa contou com Mirtes Santos, Gustavo Forde e Sérgio Pereira, tendo a aluna Jéfica Teixeira como mediadora.

Entre os assuntos abordados pela militante Mirtes, a também estudante, fez um recorte sobre a realidade histórica e atual da Universidade, explicando como ela ainda é formada majoritariamente por alunos brancos e que a população negra ainda possui pouco acesso de entrada nos campi.

Gustavo Forde, militante do Movimento Negro do Estado, fez um panorama histórico de como a população negra é vista, esclarecendo que o país é fruto de uma barbárie européia, e que muito do que nos é passado na educação básica e mesmo na Universidade, é oriundo desta cultura. Forde também questionou aos presentes quantos autores de Comunicação são citados e estudados na academia, informação que não é de conhecimento dos alunos.

Já Sérgio Pereira, Doutor em Educação, também utilizou de fatos históricos para explicar o genocídio a juventude negra. Além disso, Pereira citou sobre o "elemento suspeito", exemplificando a história de um jovem, que por se identificar com determinado estilo de vestir, era sempre parado em batidas policiais, e após retirar o seu cordão, objeto que o tornava suspeito, ao ver dos agentes, de nada adiantava, já que a sua pele negra ficava. Sérgio também falou que a estrutura racista não atinge a todos e que hoje a raça negra é atrelada aos conceitos de "boa aparência" nos jornais.


O debate do último sábado faz parte do eixo do próximo Encontro Nacional dos Estudantes (Enecom), evento que acontece na cidade de Salvador, do dia 18 a 25 de julho. As/os estudantes participantes ganham um certificado de participação após cada pré-encontro, enviado por e-mail.


O próximo evento acontece neste sábado, 23, e irá discutir sobre Diversidade Sexual e de Gênero. O pré-encontro acontece na sala 13, do Cemuni I, a partir das 13h30.


Gustavo Ferreira - Diretor de Comunicação
"Ih, Caracos" - Gestão 2014 Cacos|Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário