segunda-feira, 11 de maio de 2015

Coletivo Enecos ES realiza debate sobre Feminicídio e Violência no Espírito Santo

Foto: Dany Toniato

"De 10 mulheres, pelo menos sete sofrem ou vão sofrer algum tipo de violência no país", foi com dados como esse que a militante Mariana Gava abriu o debate sobre Feminicídio e Violência no Espírito Santo no último sábado, 09. O pré-encontro, realizado pelo Coletivo Enecos ES, contou também com a participação de Deborah Sabará e Ana Lucia Rezende.

Representante do Fórum Estadual de Mulheres, a militante Mariana Gava ressaltou que a maioria das mulheres assassinadas no Estado já tiveram medidas protetivas. Mariana também disse que o ES ainda é muito fechado para fazer levantamentos de dados sobre mortes a mulheres, LGBT's, negras e negros, jovens, entre outros.

Deborah Sabará, militante pelo Fórum Estadual LGBT, fez duras críticas aos produtos audiovisuais, que colocam homens para interpretarem mulheres trans, e disse que é preciso chamar mulheres trans para atuarem no papel de transexuais e não homens. A militante também citou os casos de morte a transexuais no município da Serra, Deborah conta que tem conhecimento de nove trans mortas no município ano passado, sendo que três delas foram enterradas sem a presença da família, cabendo ao movimento social acompanhar o enterro.

Membro do Coletivo Femenina, Ana Lúcia Rezende contou a sua experiência na subsecretaria de Mulheres da gestão anterior no Governo do Estado, a militante conta que eram poucas mulheres para dar conta do Espírito Santo inteiro. Ana também alertou as/os estudantes presentes sobre a abordagem jornalística que poderia ser feita as famílias que perdem suas filhas em casos de Feminicídio. "É preciso mais sensibilidade aos familiares dessa vítima. O culpado da morte muitas vezes é escondido. No caso dele estar foragido, é preciso mostrar quem é" frisou ela, que reforçou também que as reportagens devem vir com o número da delegacia da mulher, que muitas vezes não vem na matéria.

Foto: Dany Toniato

O pré-encontro contou com perguntas e constatações das e dos estudantes presentes. 

Os debates para o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom) continuam neste sábado, 16, com o segundo pré-encontro: Genocídio da Juventude Negra e Religiões de Matriz Africana. O debate acontece na sala 13 do Cemuni I, às 14h. A lista de presença para aquelas ou aqueles que pretendem ir para o Enecom será passada até às 15h.


Gustavo Ferreira - Diretor de Comunicação
"Ih, Caracos" - Gestão 2014 Cacos|Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário