terça-feira, 20 de maio de 2014

5 meses sem o vestibular de Comunicação Social

No dia 06 de dezembro de 2013 recebemos a notícia de que o vestibular do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram cancelados, faltando apenas um mês para a execução das provas do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012,  no dia 2 de dezembro. Ela foi aplicada também aos outros cursos que tiveram conceito considerados insatisfatórios em 2009 e repetiram o resultado em 2012. Ao todo, 270 cursos tiveram resultados insatisfatórios no Brasil. 

O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.

A nossa nota é fruto de um BOICOTE. Nos anos de 2009 e 2012, muitos alunos do nosso curso não realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que promete avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

O boicote funciona da seguinte maneira: os alunos comparecem à prova pontualmente, assinam a lista de presença, não fazem a prova e entregam ela em branco, de preferência com o adesivo do boicote ou uma grande nota zero desenhada. 

A Executiva Nacional do Estudantes (Enecos), e o Cacos que é filiado à ela, entende  que o ENADE não avalia corretamente e coerentemente o ensino superior do Brasil.  A partir da nota, o governo decide se continua investindo na instituição ou não. Sem questionar o motivo do resultado e sugerir soluções, ele cancela o investimento.  Queremos uma avaliação de verdade, feita para detectar e propor soluções para os problemas que atrapalham  o desenvolvimento da educação e dos diretos dos brasileiros. 

 Não é possível uma Universidade funcionar adequadamente se não forem contratados professores e funcionários para as aulas teóricas e de laboratórios, se os estudantes tiverem que abandonar o curso porque não tem moradia estudantil e o valor da bolsa de auxilio moradia é muito baixa, se não tiver livro para todos os alunos na biblioteca. Pensar e avaliar dessa maneira é realizar uma profunda avaliação do ensino superior. 

O boicote é uma forma de protesto. Calados, só reforçamos a farsa de a educação que estaria caminhando a passos largos pelo seu plano de desenvolvimento, se boicotamos (protestando de alguma forma) dizemos que não admitimos que o governo mantenha 86% da juventude fora de qualquer instituição de ensino superior, 75% dos universitários reféns das instituições privadas e 100% da população de ter um Universidade que produza ciência, tecnologia, arte e cultura verdadeiramente brasileiras e a serviço do povo brasileiro. 

Agora com o cancelamento do nosso vestibular, precisamos, mais do que nunca, pensar em novas formas de protesto, para questionar esse sistema de avaliação e para lutar pelo retorno dos calouros de Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda. 

Participe das reuniões semanais do C.A, e vamos juntos debater esse assunto. Nos reunimos toda quarta-feira, a partir das 18h. 


Outras instituições da área da Comunicação que tiveram o seu vestibular suspenso: 

Faculdades Integradas de Itapetininga - PP 

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Jornalismo / PP 

Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo (Estácio Uniradial) - PP 

Faculdade Anhanguera de Brasília - PP 

Escola Superior de Marketing (Recife) - PP 

Faculdade Seama (Macapá) - PP 

Instituto de Ensino Superior de Teresina - PP 

Fiam-Faam - Centro Universitário (São Paulo) - PP 

Faculdade Anísio de Teixeira de Feira de Santana - PP 

Faculdade Metropolitana da Grande Recife - PP

Faculdade JK - Unidade II - Gama (Brasília) - PP

Faculdades Integradas Ipitanga (Bahia) - Jornalismo 

Faculdades Integradas Promove de Brasília - Produção Publicitária 

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Jornalismo


Jéfica Teixeira - Diretora de Comunicação
"Ih, Caracos!" - Gestão 2014 Cacos|Ufes




Nenhum comentário:

Postar um comentário