sábado, 26 de maio de 2012

Relatoria – Assembleia do Cacos – Ufes, 24 de Maio de 2012

Quórum: 47 discentes e 4 docentes.

Encaminhamentos: - O apoio à greve dos professores e a greve dos estudantes de Comunicação foram aprovados por unanimidade. - Ações de greve: Reunião no dia 28 de Maio, segunda-feira, às 9 horas, para construir a pauta de greve e pensar as atividades do Cacos no período.

 * Pautas:

- Informes
- Esclarecimentos
- Contextualização
- Encaminhamentos


* Informes:

 - Marcha das Vadias no dia 26 de Maio

 - Sexta na greve: O Comando Geral da Greve organizará toda sexta-feira um debate sobre assuntos variados pertinentes as pautas dos grevistas.

- Atraso nos auxílios da SIS: Há um impasse na Secretaria devido, em muito, ao corte de verba que sofreu com a reformulação no organograma da Ufes. As assistentes sociais do órgão estão trabalhando para que os auxílios e os retroativos sejam depositados. Já o secretário prega uma política de cortes para alunos que estão cursando menos de 75% das suas disciplinas obrigatórias. Haverá um debate ampliado sobre o tema no CEB.


* Esclarecimentos:

 - Conforme a Lei Geral de Greve – “Todo trabalhador tem direito a greve” – os professores substitutos/convidados podem aderir à paralisação. Não há meios legais que garantam punição nestes casos específicos.

- Suspensão do Calendário Acadêmico pela Comissão de Ensino do CEPE: O Comando Geral de Greve e a Adufes já solicitaram o cancelamento do calendário vigente, entretanto, é necessária uma reunião da CEPE para deliberar o assunto. Esta reunião ainda não foi realizada por conta de um jogo político da reitoria.

Com o cancelamento do calendário vigente e a formulação de um novo, os alunos têm o direito de continuar as atividades acadêmicas interrompidas com as datas previstas no segundo calendário.

- Quanto ao tempo de greve: Não há cancelamento do semestre letivo, portanto, as aulas não “começaram de novo”. Com a adesão do novo calendário o período letivo retoma suas atividades de onde havia parado.

- Questão dos bolsistas e das turmas de laboratório: O posicionamento sobre adesão à greve deve ser tomado junto ao professor.


* Contextualização:

 - Alguns materiais impressos serão digitalizados e distribuídos pelos meios de comunicação do Cacos.

 - Alunos do Ceunes e do CCA já estão paralisados.

- Alunos do campus de Maruípe estão “rachados”. Alguns cursos pararam completamente, mantendo apenas algumas funções básicas de funcionamento, mas a maioria está funcionando parcialmente.

- Greve dos servidores: A assembleia da categoria está marcada para o dia 11 de Junho.

- O Sintufes disponibilizará dois ônibus para Brasília, mobilizando para a marcha nacional dos servidores, no dia 5 de Junho.

- Ontem, no CEB, foi tirando um indicativo de Greve Estudantil. Na próxima reunião do Conselho, dia 30 de Abril, a greve será deflagrada – ou não.

- Adesão do movimento estudantil à greve dos professores, pressionando a reitoria para o cancelamento do calendário acadêmico.

- Na reunião do CEB também foi tirado um GT de programa do DCE, para organizar as atividades do Diretório em tempos de greve.


* Encaminhamentos:

 - O apoio à greve dos professores e a greve dos estudantes de Comunicação foram aprovados por unanimidade.

 - Ações de greve: Reunião no dia 28 de Maio, segunda-feira, às 9 horas, para construir a pauta de greve e pensar as atividades do Cacos no período.





Saudações de luta, comunicólogos!



"Vamos que Voamos" - Gestão 2012 Cacos/Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário