terça-feira, 16 de agosto de 2011

Carta Aberta Sobre a Eleição para Reitor da Ufes

Carta Aberta do Centro Acadêmico de Comunicação Social da
Universidade Federal do Espírito Santo – CACOS UFES

Aos estudantes, servidores e docentes da Ufes.

O momento corrente em nossa Universidade merece sem dúvidas uma reflexão. É novamente nos colocada a oportunidade de escolher a nova gestão que comandará nossa administração central pelos próximos quatro anos, e assim vimos aqui a oportunidade de deixar claro o modelo de universidade que queremos e tanto lutamos para transformar em realidade.

Em meio a uma busca exacerbada de votos em uma eleição que promete ser decida por uma diferença mínima, o que viemos a público demandar é que os “reitoráveis” não se esqueçam de discutir com todas as classes os projetos de como construir uma universidade melhor, lendo-se implícito uma condição de igualdade que até então não é vista.

O que sempre deliberamos e prometemos continuar reivindicando é um ensino superior de qualidade com verdadeira inclusão social e ampla participação popular; é uma universidade que combata fortemente a educação tecnicista muito fomentada nos últimos tempos; e, principalmente, é uma UFES absolutamente democrática, onde professores, servidores e principalmente os estudantes sintam-se representados e tenham as mesmas condições para isso.

O processo eleitoral novamente segrega a maior categoria presente dentro dos campi, tendo em vista que é necessária uma enorme quantidade de votos estudantes para nos igualarmos ao peso eleitoral dos docentes. Tenham a certeza de que, com isso, teremos o grande desafio de mobilizar e conscientizar o maior número de estudantes possível e de que vamos lutar para isso, tentando obter, assim, uma participação nunca antes vista, pois só dessa forma conseguiremos estar inseridos e representados nessa peleja.

Estamos totalmente abertos a debates e opiniões, mas tenham a certeza de que como estudantes de comunicação não seremos surpreendidos e convencidos por belos discursos, folhetos e faixas mirabolantes, e muito menos pela inserção da campanha nas novas mídias. Aqui, o que vale é o conteúdo político do discurso. O que realmente necessitamos e esperamos do nosso novo reitor é vontade política de transformar verdadeiramente nossa universidade, dedicação e principalmente aproximação com os estudantes e movimentos sociais – não somente nesse período em que todos se pintam de “bons moços”, mas sim durante todo o período à frente de nossa instituição.

A Ufes deve ser para todas e todos, e só com união dos campos que ainda buscam isso seremos capazes de transformar a nossa universidade pública em realmente democrática, popular, autônoma, fomentadora e fornecedora de conhecimento e, principalmente, agente modificadora da sociedade em que vivemos. Não abriremos mão dessa luta, pois acreditamos que apenas ela é capaz de mudar radicalmente a nossa ordem política.

Centro Acadêmico de Comunicação Social da Ufes
Cacos Ufes - Gestão “O Cacos não Para”

Nenhum comentário:

Postar um comentário