segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ata reunião Depcom 09/08

A reunião de Departamento do dia 09 de Agosto de 2010 contou com a presença dos representantes estudantis do Centro Acadêmico Guilherme Rebêlo, Luanna Esteves e Ricardo Aiolfi.

Os principais informes foram:

- Seminário "Observações" do mês de Agosto terá como tema "Regulamentação da publicidade de Alimentos" e será no auditório do CEMUNI IV, às 19h de 12 de Agosto;

- O bandejão vai à Sampa no mês de Agosto. A galera foi contemplada com o edital Núcleos de Criação do Rede Cultura Jovem e nos dias 19 a 25 de Agosto fará um "tour educativo" pela cidade de São Paulo visitando uma série de rádios;

- A professora Janaína ficará afastada nos dias 19 e 20 de Agosto;

As principais considerações e deliberações foram:

- Os projetos de TCC apresentados foram aprovados, com exceção do projeto do estudante Túlio Azevedo por estar fora das normas;

- Reformulação do PAAD: aqui o bicho pega. Reformular o PAAD significa decidir de novo quais disciplinas qual professor irá ministrar nas três habilitações. Isso já tinha sido feito na reunião do dia 22 de Junho. Nela, contamos com as vagas que seriam abertas para professores em substituição de Ricardo Conde, Rosane Zanotti e Fernando Manhães. As três vagas já tinham substitutos definidos com aprovação de banca, seguindo o cronograma do DRH da Ufes. E tudo ia encaminhando lindamente bem até que na semana passada fomos surpreendidos com o comunicado da Ufes que seguindo uma orientação da Advocacia Geral da União, decidiu por não permitir a contratação de funcionários públicos no período que vai de 3 meses antes das eleições e 3 depois . Isso quer dizer que teríamos algumas disciplinas sem professor. Apenas.

O que fazer?
Atendimento, Mídia, Planejamento, Comunicação Visual para Jornalismo, Planejamento Gráfico, Propaganda e Novas tecnologias e Design para Mídia Digital ficariam sem professor.

Proposta: Sobrecarga dos professores + pedir help a professores voluntários OU o departamento se manifestar para o DRH em estado de greve. Entendam greve como a não sobrecarga dos professores e a consequente falta de algumas aulas. Entedemos a posição da reitoria como um desrespeito a todo um trabalhado executado de forma correta, dentro dos trâmites legais do nosso departamernto, já que se trata de uma recomendação. Cabe a universidade decidir se vai acatar ou não. Acontece que a Ufes acatou e tanto professor quanto aluno sai prejudicado na história. Não tendo aula, os estudantes se mobilizam junto do Centro Acadêmico, DCE e Departamentos a fim de conseguir a contratação dos substitutos, já que a prioridade aqui é educação.


Ainda falta o que decidir.
Como há urgência com a disciplina de Mídia, que já não foi ofertada semestre passado, ela deverá ser reposta esse semestre. O horário está para ser negociado com a turma e com a professora voluntária.

Diante da carência de professores, as Optativas que seriam ofertadas na segunda etapa de matrícula, não serão mais, exceto Redação Publicitária, que será ministrada por Paula Cristina. De qualquer forma, fica a dica para os finalistas: peguem eletivas!

Luanna Esteves - Direitora de Organização
"Falar é Fácil, Fazer é Cacos" - Gestão 2010 Cacos/Ufes

Nenhum comentário:

Postar um comentário