segunda-feira, 12 de abril de 2010

Depcom anuncia Supletivo de Jornalismo (!)

Semana passada, o Depcom/Ufes lançou a Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo voltada para graduandos de qualquer área - inclusive os de Jornalismo -. As informações foram divulgadas por meio do site http://poscomufes.blogspot.com e o assunto repercutiu bastante na internet pelo twitter. A Gestão 2010 preferiu se inteirar do assunto antes de fazer qualquer pronunciamento.

O processo de aprovação do curso ocorreu na Gestão "Cara, Cadê meu Cacos?" de 2009, sendo aprovada em reunião de Depcom - com quórum e por unanimidade - no dia 18 de setembro de 2009 e com os representantes estudantis Vinícius Altoé e Marcel Martinuzzo presentes. E assim, a tramitação da nova Pós-Graduação iniciou-se.

Durante as reuniões do Depcom realizadas durante a Gestão 2010, apenas uma vez a pós-graduação foi citada para aprovação dos currículos de professores, entretanto, nada foi dito a respeito da já aprovação do curso.

A surpresa veio quando, pelo twitter (http://twitter.com/fabiomalini/status/11727227998), recebemos a notícia de que já existia corpo docente definido, ementas de disciplinas, data para inscrição e data para o início das aulas. O Cacos, no dia 7 de março, mandou e-mail solicitando as ementas das disciplinas, entretanto até agora não recebemos resposta.

Fazendo uma análise a respeito da grade apresentada no blog da Pós, nos deparamos com uma cópia da grade curricular da graduação em Jornalismo na Ufes. Nos foi dito que as disciplinas apresentadas na grade terão cada uma 20 horas, sendo diferentes das ministradas na graduação. É esperar para ver as ementas e o curso.

A Gestão discutiu, discutiu e discutiu sobre a posição que tomaria daqui para a frente em relação ao Departamento de Comunicação. Chegamos no ponto de que é inaceitável admitir um curso voltado para já graduados que de certa forma exclua os graduandos de uma formação digna. Não falamos aqui de reserva de mercado ou coisa parecida, mas sim de qualidade de curso - professores disponíveis para atendimento de alunos, salas disponíveis, equipamentos multimídia... É ainda importante ressaltar que a grande massa de professores que dá aula para Comunicação está no corpo docente da Pós, como também do novo curso de Audiovisual. Outro problema observado é o fato de as disciplinas optativas de Comunicação, em sua maioria, serem ofertadas no período da noite, coincidindo com o horário previsto tanto para o curso de Audiovisual quanto para a Pós.

Encerramos por aqui, mas esse é só o nosso ponto de partida.

"Falar é Fácil, Fazer é Cacos" - Gestão 2010 Cacos/Ufes


OBS: Nota de Esclarecimento (atualização em 14 de abril de 2010)
Apesar de os nomes de Vinícius Altoé e de Marcel Martinuzzo constarem na ata, não é possível dizer se eles estavam presentes na reunião durante a votação para a aprovação da Pós.

2 comentários:

  1. eu acho que tá faltando uma transparência maior em relação a como funcionará essa pós, a prova disso é a não divulgação das ementas até então.

    ResponderExcluir
  2. a realização da pós-graduação é um bom tema de debate para os alunos de comunicação. Como ex-aluno da pós em Comunicação Estratégica realizada pela UFES gostaria de acrescentar alguns pontos: a nossa pós teve vários problemas com o MEC; não consta documentação da pós na UFES e os diplomas não foram entregues a turma que encerrou em outubro de 2010 devido a falta de documentação do coordenador do curso. Essa nova pós está legalizada realmente ou terá o mesmo destino da que foi feita por 30 profissionais que procuraram a UFES para se capacitar?

    ResponderExcluir